Pular para o conteúdo principal

VIDA E OBRA – UM BREVE RESUMO DE SALVADOR DALI (02)

A TENTAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO 
O blog vai aqui retomar as postagens, trazendo mais detalhes da vida e da obra de Salvador Dali.
Um dos quadros em comento, é A TENTAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO, que faz parte do grande acervo produzido pelo artista.

VIDA E OBRA – UM BREVE RESUMO DE SALVADOR DALI

Salvador Dalí é um dos artistas mais conhecidos do século XX. Nasceu, em 1904, na cidade catalã de Figueres e aí morreu, em 1989. Foi um autêntico showman, e seu rosto moreno, com os olhos espantados e os longos bigodes levantados nas pontas, tornou-se uma espécie de ícone da irreverente arte de vanguarda do século XX.
A partir de 1927 aproximou-se cada vez mais do Surrealismo, tendo desenvolvido um método a que chamou "crítico-paranóico", que envolvia várias formas subjetivas de associações de idéias e imagens.
Dedicou-se a várias atividades profissionais, mas destacou-se, sem dúvida, como pintor, tendo deixado algumas obras que já se incorporaram ao imaginário da cultura ocidental, como, por exemplo, a pequena tela intitulada A persistência da memória.

Fatos biográficos mais importantes

1904 - No dia 11 de maio nasce Salvador Dalí, na pequena cidade catalã de Figueres.
1921 - Vai a Madri, onde passa a freqüentar a Escola de Belas-Artes. Faz amizade com o poeta Federico Garcia Lorca e com o cineasta Luis Buñuel, com quem filmou Um cão andaluz, em 1929.
1925 - Apresenta, em Barcelona, sua primeira exposição, que é elogiada por Pablo Picasso.
1927 - Começa a interessar-se pelo Surrealismo.
1929 - Passa a fazer parte "oficialmente" do grupo dos surrealistas com a ajuda de Gala Éluard, que abandonaria o marido, o poeta Paul Éluard, para viver com o pintor, de quem seria a musa absoluta até o fim da sua vida.
1936 - Comparece à Exposição Surrealista Internacional de Londres vestindo um escafandro. Sua criatividade e seu gênio excêntrico espantam os próprios surrealistas.
1940 - Com a ocupação nazista da França, Dalí vai para Nova York, nos Estados Unidos, rompendo com os surrealistas. Participa de eventos artísticos e é convidado para fazer palestras. Participa também de roteiros cinematográficos, tendo criado a "seqüência do sonho" no filme Quando fala o coração, de Hitchcock. Na América, Dalí tornou-se uma figura conhecida, e suas extravagâncias renderam-lhe várias críticas e muito dinheiro.
1964 - É agraciado com a Grande Cruz de Isabel, a Católica, a mais alta condecoração da Espanha.
1978 - É eleito para a Academia de Belas-Artes, na França.
1982 - Morre Gala Éluard. Dalí sente-se arrasado.

1989 - Morre em Figueres, no dia 20 de janeiro. É enterrado no Museu Dalí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRANDES PINTORES Potiguares que você precisa conhecer [01]

Por Henrique Araújo Vamos falar de arte? Conheça as obras destes talentosos artistas potiguares e desbloqueie um novo nível de cultura na sua vida. Thomé Filgueira Quadro de Thomé Filgueira apresentado na exposição “Entre Usinas e Rios”. Thomé é um dos artistas plásticos mais relevantes do Rio Grande do Norte. Ele nasceu em Natal e fez várias exposições nos Estados Unidos na década de 1960. Integrante da segunda geração de modernistas no estado, ao lado de figuras como Newton Navarro e Dorian Gray, ele criou uma linguagem própria dentro das artes visuais do Rio Grande do Norte. Sua maior referência artística foi o impressionismo francês, que dividiu espaço com o realismo e o expressionismo abstrato que ele trouxe na bagagem após morar uma temporada nos EUA, no final dos anos 1950. Assis Marinho Obra de Assis Marinho retratando a atividade pesqueira Assis nasceu na Paraíba, mas veio ainda criança para o Rio Grande do Norte com a família, para fugir das mazel

Identidade, suposta gravidez, ataques: os mistérios por trás da Mona Lisa

Em mais de 500 anos, muito já se comentou sobre La Gioconda, obra de arte do pintor italiano Leonardo da Vinci (1452 - 1519), conhecida como Mona Lisa pelos brasileiros.  No quadro é mostrado o retrato de uma mulher com um sorriso discreto. A obra voltou aos holofotes do mundo após um visitante do Museu do Louvre atirar uma torta em sua direção no último domingo. O homem de 36 anos foi preso e posto na ala psiquiátrica depois de ter atacado o quadro, segundo o jornal "The Guardian"....   - Veja mais em https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/06/01/mona-lisa-gravida-ataques-roubo-os-misterios-por-tras-da-mona-lisa.htm?cmpid=copiaecola